Loading

HomeArtigosArtigos SEO25 Regras para um Website de Sucesso design e Usabilidade
picture


Receba os Nossos Artigos por E-mail:

Delivered by FeedBurner


Facebook do Site no Google Twitter do Site no Google Linkedin do Site no Google Linkedin do Site no Google Youtube da Melhor Empresa Google + do Site no Google

25 Regras para um Website de Sucesso - Design e Usabilidade

25 Regras para um Website de Sucesso Site no Google.com

Design e Usabilidade - 1 Novembro de 2011

PARTE 2 – Design e Usabilidade

Agora que já está a gerar algum tráfego, e a ser encontrado online, o seu próximo passo é garantir que o tráfego fica no seu Website.
Depende da área de negócio mas a maioria dos Websites tem 30 a 60%, em média, tráfego saltitante, o que significa que o tráfego não se mantém num único Website e por vezes os utilizadores visitam um Website mas nunca chegam a consultar as suas páginas e podem até nunca mais voltar.
Neste capítulo vai poder consultar alguns conselhos para melhorar a experiência do utilizador e diminuir a transferência de tráfego para outros sites, que não o seu.

A Primeira Impressão
Um Website representa o que somos e o que oferecemos. Quando é visitado pelos utilizadores, pela primeira vez, eles irão debruçar-se sobre as seguintes questões:
• Este Website é credível?
• É de confiança?
• É de uma empresa profissional?
• É de uma empresa estabelecida?
• Este Website faz-me sentir bem-vindo?
• Estarei no sítio certo? É isto que procuro?

É necessário que faça estas perguntas aquando da criação do seu Website. Muitas das vezes focamo-nos demasiado no design e não é esse o factor mais importante, mas é certo que tem um papel relevante no que toca à primeira impressão do visitante.

Por exemplo:
Um estudo levado a cabo pela Universidade de Stanford, revelou que o design de um Website é mais importante do que os indicadores de credibilidade como a política de privacidade, prémios ou certificações. A P-44 Tecnologies fez um óptimo trabalho ao resumir este estudo:
"Os visitantes avaliam, primeiramente, um site, pelo seu design e o seu uso dos meios digitais."

Beau Brendler, director do Consumer Web Watch, referiu que enquanto que os consumidores dizem que julgam um site pela substância do seu conteúdo, este estudo mostra que julgam pela estética e distraem-se com animações.

Será que isto quer dizer que um bom conteúdo não tem qualquer importância? Felizmente não.
O estudo de Stanford revelou que o design de um site não é o único indicador de qualidade.

O design pode ser o primeiro teste no que diz respeito à credibilidade de um site. Se falhar neste critério, os utilizadores irão ter tendência para abandonar o site e procurar outras fontes de informação e serviços.

Dicas para um site com bom design:

• Um bom uso das cores – use as cores que mais se adequam à sua audiência, a fim de atrair a sua atenção para os elementos chave. Não deve dar o mesmo destaque a todos os elementos.
Evite misturar muitas cores num só website , use apenas 2 a 4 cores base.
• Animações, gadjets e media – evite tudo o que é desnecessário. Não use flash só porque fica bem. Na maioria dos casos não é aconselhável ouso de fundos animados ou música de fundo. Use apenas os media e animações que estejam relacionados e que suportem o conteúdo e informação do seu Website.
• Layout – Crie uma estrutura de navegação simples e organize os elementos da página numa grelha. Não tenha receio de espaços em branco. Evite o excesso.
• Tipografia – certifique-se que o seu site é legível. Use fontes com tamanho e cor que facilitem a leitura. Para facilitar a visualização das páginas, use listas, tópicos e parágrafos curtos.
A informação deve estar disposta da esquerda para a direita e do topo para a base, se o idioma usado assim o exigir.

O design é importante mas não descure o conteúdo, pois no final das contas isso é que interessa. Um website com design pode convencer os visitantes a ficarem por mais tempo. No entanto, não irão olhar duas vezes se o conteúdo não for aquele que procuram, e se não estiver bem organizado.

Afinal não há uma segunda oportunidade para criar uma primeira impressão.
Manter a consistência
É essencial manter a consistência de um Website utilizando os mesmos elementos de página para página. Estes elementos incluem: cores, tamanhos, layout e colocação de todos estes componentes.
As cores, convém, que sejam as mesmas, as fontes e a estrutura do layout. O menu de navegação deve também encontrar-se no mesmo sítio, independentemente da página em que esteja a navegar.

Na estrutura de um Website, normalmente tem 3 páginas – uma para a homepage, uma para o conteúdo e outra para formulários.
Por exemplo: a homepage irá ter um layout diferente de uma página para uma campanha de PPC.
Se alguns elementos do layout se mantiverem constantes de página para página, irá ajudar o utilizador a não se sentir perdido.

Usar as imagens certas
Imagens podem ser um elemento poderoso em qualquer Website, mas é necessário usá-las de forma conscienciosa.
Por exemplo, consideremos fotografia de stock. Imagens de stock são vistas por todo o lado porque são fácil acesso e baratas. Mas serão apropriadas para usar num Website?

Experiências de Marketing elaboraram um teste que comparava o uso de imagens de stock vs imagens reais, num website, e o seu efeito nos utilizadores. O teste revelou que as pessoas preferiam as imagens reais, em oposição às imagens de stock, numa taxa de 95%.
Porquê?
Porque as imagens de stock tendem a ser irrelevantes. Resista à tentação de usar fotografias de empresários e colaboradores a sorrir de forma pouco natural.
Como resultado, coloque no seu Website imagens com significado. Cada imagem transmite uma mensagem inconscientemente, e por vezes o resultado é diferente daquele que estamos à espera. Recomendo que veja este estudo – Imagens vs Cópia: Como conseguir o equilíbrio certo, aumentando a taxa de conversão até 29%.

Navegação
Talvez um dos factores mais importantes para manter os visitantes num website é possuir um bom, sólido sistema de navegação que suporta as preferências de pesquisa. De facto, mais que 75% dos inquiridos de um estudo levado a cabo pela Hubspot, revelou que o elemento mais importante de um Website é a facilidade em encontrar a informação desejada.
Se as pessoas não conseguem encontrar o que procuram, acabam por desistir e saem do Website.

Factores importantes a ter em conta para uma boa navegação:

• Manter a estrutura do menu de navegação principal, simples, e perto do topo da página.
• Incluir navegação no rodapé do Website.
• Usar o sistema de "rasto" em todo as páginas, para que o utilizador saiba sempre onde está.
• Incluir uma caixa de pesquisa, para que os utilizadores possam pesquisar, utilizando palavras chave.
• Não oferecer demasiadas opções de navegação, numa só página.
• Não usar demasiados subtemas, na maioria dos casos é melhor manter a navegação com o máximo de 3 subtemas por categoria.
• Incluir ligações dentro do próprio Website, e deixar claro para onde é que essas ligações nos levam. Esta é também uma óptima dica para o SEO.
• Evite o uso complicado de java script e flash, no que toca à navegação. Muitos telemóveis não lêem flash, o que faz com que os utilizadores não consigam navegar pelo site. O mesmo acontece aos browsers que não têm uma versão actualizada do programa flash.

A regra geral para uma boa navegação é simples: não exija aos visitantes que pensem sobre para onde têm de ir e como devem chegar lá.

O objectivo é facilitar-lhes todo o processo, tem de ser intuitivo.

Flash e animação
Animações em flash atraem os visitantes mas também os distrai e consequentemente, não os mantém na nossa página/Website.
Além de muitos telemóveis e gadjets não estarem aptos para visualizar animações em flash, muitas pessoas não querem ser incomodadas com sons e animações inesperadas. Use apenas as animações que sejam estritamente necessárias.
Se é um amante de flash, ou precisa de utilizar animações, considere em mudar para para o html5, se aplicável, é um óptimo browser.

Acessibilidade
Certifique-se que qualquer pessoa que visite o seu website, consegue de facto visualizá-lo, independentemente do browser que estiver a usar. Com o objectivo de aumentar o tráfego da sua página, o seu website necessita de ser compatível com vários browsers e aparelhos.
É necessário terem conta que as pessoas já não consultam Websites apenas através de computadores, mas sim através de telemóveis e tablets.

picture picture picture
Voltar ao Topo


Campanha 2012

Como ter um Website Profissional pesquisável, com técnicas SEO, a partir de 48 €!

Ler Mais Campanha Amigos



Site no Google: Nossos planos para Criar Website



Seo Ready
Seo Bronze
Seo Prata
Seo Ouro
Veja todos os Nossos planos SEO
Veja as Diferenças dos Nossos planos SEO
25 Regras para um Website de Sucesso

Site no Google é:



Inbound
Seo On-Page
Seo Off-Page
Link Building
Landing Pages
Google AdWords
Google Analytics
Artigos Site no Google
Glossário Web 2.0
Infografia Site no Google
Portefolio Site no Google

Site no Google é:



Campanha 2012 Site no Google
Como Ter um Site
Como Abrir um Site
Modelo de Site
Layout Site
Site Profissional
Novidade
Aproveite
Montagem de Site
Comprar Site

Site no Google Últimos Artigos





Redes Sociais
Leia em : Redes Sociais

Redes Sociais é com o Site no Google
Posted on 11 Apr 2012 by soromenhop
O Marketing 2.0 não pode Ser Despresado!!
Leia em : Marketing

marketing 2.0 é com o Site no Google
Posted on 11 Apr 2012 by soromenhop
Porque o Google Analytics é Imprescindível???
Posted on 11 Apr 2012 by soromenhop
SEO em Portugal é Site no Google
Posted on 11 Apr 2012 by soromenhop
25 Regras para um Website de Sucesso
Posted on 05 Apr 2012 by soromenhop

<< Previous 1 2 Next >>

Content Management Powered by CuteNews